cronica de uma morte anunciada
Para se compreender o sinal de segurança rapidamente ou com um simples olhar e sem confusão possível, os sinais têm pictogramas e cores diferentes consoante o seu significado.
Classificação da Sinalização
Sinalização de Perigo – Os sinais nesta categoria visam advertir para uma situação, objecto ou acção susceptível de originar dano ou lesão pessoal / e / ou nas instalações.
Sinalização de Proibição – Os sinais inseridos nesta categoria visam impedir que em determinado comportamento, susceptível de colocar em risco a segurança de um indivíduo, ocorra.
Sinalização de Obrigação – Os sinais incluídos nesta categoria visam prescrever um determinado comportamento.
Sinalização de Emergência – Os sinais incluídos nesta categoria visam indicar, em caso de perigo, saídas de emergência, o caminho para o posto de socorro ou local onde existam dispositivos de salvação.
Sinalização de Incêndio – Os sinais inseridos nesta categoria visam indicar, em caso de incêndio, a localização dos equipamentos de combate a incêndio à disposição do utilizador.
Sinalização Gestual – Este tipo de sinalização visa transmitir um conjunto de informação entre dois intervenientes (emissor/receptor). É frequentemente utilizado na movimentação de equipamentos e/ou produtos.
Sinalização de obstáculos e locais perigosos – Todos os obstáculos e locais perigosos que tenham potencial para causar acidente devem estar convenientemente sinalizados por dispositivos adequados.
Tipos de Sinalizaçao
Óptica: Cores de segurança, Sinais de Segurança, Gestual, Avisos de Segurança e de Limitação.
Acústica: Campainhas, Sirenes, Alarmes, Verbal, etc.
Olfactiva: Aditivos em gases inodoros para a sua presença ser detectada, etc.
Táctil: Recipientes rugosos para determinadas substâncias, etc.
Modalidades:
Na sinalização de segurança podem ser utilizados, separada ou conjuntamente: Cores e Placas
Luzes e Sons