RESENHA Crônica de uma morte anunciada
MÁRQUEZ, Gabriel García. Crônica de uma morte anunciada - 44ª edição. Rio de Janeiro: Grupo Editorial Record, 2013. 176 p.
INFORMAÇÕES DO AUTOR
Gabriel García Márquez (1927-2014) foi um escritor colombiano, nasceu no dia 6 de março, na cidade de Aracataca.. Recebeu o prêmio Nobel de Literatura, em 1982, pelo conjunto de sua obra. Iniciou sua carreira literária, no final da década de quarenta, com a publicação de contos, onde retrata um mundo fantástico que caracteriza toda sua obra. Publicou, em 1967, "Cem Anos de Solidão", considerado um marco da literatura latino-americana. Em 2002, depois de ser diagnosticado com um câncer linfático, escreveu sua autobiografia "Viver para Contar". Em abril de 2009 declarou que tinha encerrado sua carreira literária, estava aposentado.Gabriel García Marquez, que também sofria de demência senil, faleceu em sua casa no México, no dia 17 de abril de 2014.
A narrativa se passa em uma sociedade diminuta, onde as notícias correm rapidamente, e o boato de que alguém seria morto, deveria de certa forma sensibilizar a todos para que esta morte fosse evitada, mas as personagens de Crônica de uma morte anunciada, simplesmente nada fazem, apenas espalham mais ainda a notícia e esperam “ansiosos” por esta morte, transformando todos em cúmplices de um assassinato considerado improvável. Santiago Nasar, o protagonista, se levanta às 5:30 do dia em que o iam matar, nesse dia já era de conhecimento de toda a população o cruel destino que Santiago estava predestinado, embora pessoas próximas à ele , até mesmo familiares conheciam tal fato. Com um relato jornalístico neste livro não é descrito Não só seus últimos momentos, mas também o que motivou sua morte e mostrar porque esse assassinato tão anunciado não foi impedido por ninguém.
A vingança e defesa da honra da sua irmã, é que faz os gêmeos Pedro Vicário e Pablo Vicário, anunciarem aos quatro cantos que assassinariam Santiago Nasar, este fora acusado de ter tido