cromossomas
Neste trabalho vou abordar sobre cromossomas, quais são os diversos tipos de cromossomas como esta estruturada e muito mais.
Um cromossomo ou cromossoma é uma longa sequência de DNA, que contém vários genes, e outras sequências de nucleótidos nucleosídeos com funções específicas nas células dos seres vivos.
Cromossomas
Cromossomas são moléculas específicas que carregam toda a informação hereditária, desde a altura até à cor dos olhos. Eles são feitos de proteínas e uma molécula de ADN, que contém as instruções genéticas de um organismo, passada dos pais.
Um cromossomo ou cromossoma é uma longa sequência de DNA, que contém vários genes, e outras sequências de nucleótidos nucleosídeos com funções específicas nas células dos seres vivos.
Nos cromossomas dos eucariontes, o DNA encontra-se numa forma semi-ordenada dentro do núcleo celular, agregado a proteínas estruturais, as histonas, e toma a designação de cromatina. Os procariontes não possuem histonas nem núcleo. Na sua forma não-condensada, o DNA pode sofrer transcrição, regulação e replicação.
Durante a mitose ver divisão celular, os cromossomos encontram-se condensados e têm o nome de cromossomos metafísicos e é a única ocasião em que se podem observar com um microscópio óptico.
Constituição dos Cromossomas
Os cromossomos são constituídos por longas moléculas de ácido desoxirribonucleico (DNA) e por proteínas. Os genes são segmentos de DNA, ao longo do cromossomo, que carregam a informação genética para determinada característica ou mais de uma característica. A metade dos cromossomos de uma célula provém do pai, e a outra metade da mãe. Cada um dos cromossomos de uma metade (pai) forma um par com o cromossomo da outra metade (mãe), que possui os mesmos tipos de genes (cromossomos homólogos). Embora os cromossomos homólogos sejam iguais em forma e tamanho, e a informação genética carregada por eles seja muito semelhante, ela não é exatamente