cromossomas
MATERIAL NECESSÁRIO
- Tesoura
- Régua
- Cola
- Conjunto de cromossomas para recortar
- Folha para colar os cromossomas
ORIENTAÇÕES GERAIS
Além desta folha de actividades, recebeu duas outras folhas: uma delas tem desenhos de cromossomas humanos para recortar, e a outra tem marcas de orientação para montar o idiograma (gabarito). Siga as instruções de 1 a 11 para identificar os cromossomas.
Em alguns casos terá de medi-los com a régua, para auxiliar a identificação, pois os cromossomas devem ser dispostos por ordem decrescente de tamanho. Recorte os cromossomas com a tesoura e organize-os sobre o gabarito. É preferível colar os cromossomas apenas no final, para evitar enganos. Ao recortar os cromossomas da folha de desenhos deixe uma pequena margem dos lados, como foi sugerido para o cromossoma 1. Cole cada cromossoma recortado no local correspondente ao seu número, na folha de gabarito, fazendo o centrómero coincidir com a linha tracejada. A título de exemplo, um dos homólogos do par cromossómico 1 já foi aplicado no gabarito. Oriente cada cromossoma com o braço mais longo para baixo da linha tracejada.
IDENTIFICAR OS CROMOSSOMAS E CONSTRUIR O IDIOGRAMA
1. Localize os três pares cromossómicos de maior tamanho, que constituem o grupo A. Os cromossomas dos pares 1 e 3 são do tipo metacêntrico (centrómero em posição aproximadamente central), e os do par 2 são submetacêntricos (centrómero um pouco deslocado do centro). Oriente os cromossomas 1 e 3 com os braços que têm a faixa cinzenta para baixo da linha tracejada.
2. Dos cromossomas restantes, identifique os dois pares de maior