Cromatografia
Ensino Médio Integrado ao curso técnico em Química Industrial
Cromatografia
Professora: Adriana Vasconcelos.
Matéria: Química orgânica aplicada.
Nome: Gabriel Tadeu Jacintho. Nº 5. Isabella Carvalho Souza. Nº 7. Jéssika Thayanne da Silva. Nº 10. Sabrina Mirele De Oliveira Nascimento. Nº 22.
Data do experimento: 7/4/13 Data da entrega:
Contagem
Abril/2013
Introdução:
A cromatografia faz parte de um importante grupo de métodos de separação, que nos permite separar, isolar, identificar e quantificar substâncias, mesmo em misturas muito complexas.
A cromatografia é um método físico--químico de separação dos componentes de uma mistura, mistura realizada através da distribuição destes componentes entre duas fases, que estão em contato íntimo.
Uma das fases permanece estacionária enquanto a outra se move através dela. Durante a passagem da fase móvel sobre a fase estacionária, os componentes da mistura são distribuídos entre as duas fases, de tal forma que cada um dos componentes é seletivamente retido pela fase estacionária, resultando em migrações diferenciais destes componentes.
O termo cromatografia deriva das palavras gregas “chrom” (cor) e “graphe” (escrever). Embora o processo atualmente já não dependa da cor, exceto para facilitar a identificação dos componentes separados.
• Aspectos históricos:
Os termos cromatografia, cromatograma e método cromatográfico são atribuídos ao botânico russo Mikhael S. Tswett, que em 1906 utilizou estes termos em dois trabalhos descrevendo suas experiências na separação dos componentes de extratos de folhas e gema de ovo. Tswett usou colunas de vidro recheadas com vários sólidos finamente divididos e arrastou os