cromatografia
Isabela Heloísa Thomaz Pereira R.A: 413107027 Lígia Candido de Oliveira Louzado R.A: 413108937
Relatório (2)
Disciplina de Automação e Instrumentação Biomédica
Curso: Biomedicina
São Paulo
11/04/14
Introdução
A cromatografia é um processo físico- químico de separação que visa separar substâncias de uma determinada mistura. Existem vários tipos de cromatografia, dentre eles, a cromatografia planar; papel.
- Cromatografia de Papel
Esta técnica é assim chamada porque utiliza para a separação e identificação das substâncias ou componentes da mistura a migração diferencial sobre a superfície de um papel de filtro de qualidade especial (fase estacionária, na qual utiliza como suporte, folhas de papel filtro especiais para cromatografia que variam quanto à espessura em milímetros.
Freqüentemente iniciam-se os testes de separação empregando um solvente apolar, e gradualmente aumenta-se a polaridade (Fase móvel). Pode ser um solvente puro ou uma mistura de solventes.
Este método é muito útil para separar substâncias muito polares, como açúcares e aminoácidos. Possui o inconveniente de poder-se cromatografar poucas quantidades de substância de cada vez.
Objetivo
Determinar quais corantes compõem a tinta de uma caneta esferográfica e quais são solúveis ou insolúveis no solvente.
Materiais
- Caneta esferográfica
- Régua
- Papel filtro
- Béquer
- Tesoura
- Etanol
Procedimentos
Cortou-se o papel filtro em formato retangular, mediu-se 2 cm a partir da extremidade, traçou-se uma reta horizontal que servira como ponto de referencia. Em um béquer foi adicionado uma pequena quantidade de etanol e em seguida, foi colocado o papel filtro, de forma que o ponto de referencia esteve próximo do etanol presente no béquer.
Resultados
*colar o papel filtro
Conclusão
*Fazer