cromatografia
Docente: Me. Bruno Henrique Oliveira
Discentes:
Alex Sandro de Oliveira RA: 1264648
Marcio Albuquerque RA: 1264532
Marye Ozawa RA: 1262190
Curso: Ciências Biológicas
1. INTRODUÇÃO
Os pigmentos fotossintéticos presentes e a sua abundância variam de acordo com a espécie. Os mais importantes são as clorofilas (a, b, c e d), os carotenóides (carotenos e xantofilas) e as ficobilinas (ficoeritrina e ficocianina). A clorofila a(Chl a) é um pigmento fundamental utilizado para realizar a fotoquímica (o primeiro estágio do processo fotossintético), sendo essencial para o processo fotossintético nos organismos em que se encontra. As clorofilas b e c, os carotenóides e as ficobilinas são pigmentos fotossintéticos acessórios ou auxiliares, não substituem o papel da clorofila a. Estes pigmentos ampliam o espectro de absorção da planta, mas a energia luminosa que absorvem é transferida para a clorofila a.
Extratos vegetais são muitas vezes, misturas complexas constituídas de diversos compostos com grupos funcionais diferentes. O isolamento destas substâncias, seja para identificação ou, em maior quantidade, para a realização de ensaios farmacológicos, é um processo lento que envolve adsorventes caros e grandes quantidades de solventes.
A cromatografia é um método de separação e caracterização de misturas que se da devido ao fato das moléculas possuírem uma propriedade chamada polaridade em comum e tenderem a se atrair mutuamente. Uma molécula polar é aquela que possui uma região com excesso em elétrons e outra região com falta de elétrons. Estas regiões às vezes são representadas como sendo negativamente e positivamente carregadas, respectivamente. Moléculas polares são unidas por forças de atração entre cargas opostas de moléculas diferentes.
Esta técnica é fundamentada na migração diferencial dos componentes de uma mistura, que ocorre devido a