Cromatografia
Laboratório de Química Orgânica
Definição Geral
A cromatografia é um método físico-químico de separação que se fundamenta na migração diferencial dos componentes de uma mistura devido a diferentes interações entre duas fases imiscíveis: fase móvel (gás, líquido ou um fluido supercrítico) e fase estacionária (fixa, colocada em uma coluna ou numa superfície sólida).
Transporte dos componentes de uma amostra por uma fase móvel através de uma fase estacionária
A grande variedade de combinações entre fases móveis e estacionárias a torna uma técnica extremamente versátil e de grande aplicação. A cromatografia pode ser utilizada para a identificação de compostos, por comparação com padrões previamente existentes, para a purificação de compostos, separando-se as substâncias indesejáveis e para a separação dos componentes de uma mistura.
Histórico
1906 o botânico russo Mikhail Tswett descreveu suas experiências na éter de separação dos componentes de petróleo extratos de folhas. Os termos cromatograma, cromatografia, método CaCO3 cromatográfico aparecem em dois trabalhos descrevendo suas experiências para separar pigmentos de um extrato de folhas (clorofila e xantofila) e gemas de ovo, utilizando uma coluna de vidro empacotada com CaCO3 finamente dividido (fase estacionária) e éter de petróleo (fase móvel). A separação dos componentes pode ser verificada por meio de faixas coloridas na coluna.
mistura de pigmentos
pigmentos separados
Cromatografia (grego) kroma [cor] + graph [escrever]
Apesar do estudo de Tswett e de outros anteriores que poderiam ser considerados precursores do uso dessa técnica, a cromatografia foi praticamente ignorada até a década de 30, quando foi redescoberta. A partir daí, diversos trabalhos na área possibilitaram seu aperfeiçoamento e, em conjunto com os avanços tecnológicos, levaram-na a um elevado grau de sofisticação, resultando no seu grande potencial de aplicação em várias áreas.
Mikhail