Cromatografia
A cromatografia envolve uma série de processos de separação de misturas,acontece pela passagem de uma mistura atraves de duas fases:uma estacionária(fixa)e a outra móvel .A interação dos componentes da mistura com essas duas fases é influenciado por diferentes forças intermoleculares incluindo iônica, bipolar, apolar e especificos efeitos de afinidade e solubilidade. A cromatografia pode ser utilizada para a identificação de compostos, por comparação com padrões previamente existentes, para a purificação de compostos separando-se substâncias indesejaveis e para a separação dos componentes de uma mistura. A diferentes formas de cromatografia podem ser classificados considerando-se diversos criterios:
• Classificação pela fase movel empregada • Classificação pela fase estacionária utilizada • Classificação pelo modo de separação.
Classificação pela fase movel empregada
São 3 tipos de fase movel: a cromatografia gasosa, liquida e supercritica. No caso de fases moveis gasosas separações podem ser obtidas por cromatografia gasosa e por de alta resolução.
Classificação pela fase estacionária
A fase estacionária distingue-se entre fases sólidas, líquidas e quimicamente ligadas. No caso da fase estacionária ser constituida por um liquido,este pode estar simplismente adsorvido sobre um suporte sólido.
Classificação pelo modo de separação
Separação cromatograficas se devem á adsorção, partição, troca iônica, exclusão ou misturas desses mecanismos.
Cromatografia em camada delgada
A Cromatografia em camada delegada é uma técnica de adsorção líquido-sólido, nesse caso a separação se dá pela diferença de afinidade dos componentes de uma mistura pela fase estacionária, é muito semelhante à cromatografia em papel, entretanto exige uma suplementar separação em placa. Esta placa é um suporte liso, geralmente vidro, revestido com substância em pó aderente, ou aderida