Cromatografia-relatório
Introdução:
Neste experimento, serão utilizadas técnicas de cromatografia para extraírem-se os pigmentos responsáveis pelas cores de seres vivos vegetais, a fim de se chegar a uma conclusão correta sobre o funcionamento desta técnica científica.
Os materiais utilizados serão os seguintes: * 1 garrafa plástica de 500ml ou 600ml * 1 litro de álcool * 1 papel de filtro * 1 folha vegetal * 500ml de água * 1 lápis * 1 rolo de fita crepe * 1 tesoura ou estilete
Montagem do experimento:
Primeiramente, corta-se, com uma tesoura ou um estilete, a garrafa plástica aproximadamente na metade. A parte utilizada será apenas o fundo da garrafa (isto é, sua parte inferior), a parte superior da garrafa será descartada. Então, prepara-se uma solução que contenha sete partes de álcool para três partes de água, e acrescenta-se essa solução até metade da parte inferior da garrafa.
Agora, deverá esfregar-se a folha da planta (ou vegetal) sobre o papel filtro, até que nele fiquem contidos os pigmentos da planta. É necessário, porém, que parte do filtro permaneça sem pigmento. Então, corta-se o filtro em tiras, que devem possuir partes com e partes sem pigmento. Veja a figura:
Com o auxílio da fita crepe, cola-se uma destas tiras no centro do lápis, e apóia-se as pontas do lápis sobre as bordas do copo. Apenas a parte sem pigmento do papel filtro deverá entrar em contato com o álcool. O esquema pode ser observado na seguinte figura: Resultados:
Após aproximadamente duas horas de repouso, pode-se observar que o pigmento do vegetal passa a estar presente também na solução de álcool e água.
Conclusão:
Neste experimento, duas fases são observadas: a fase móvel, constituída por álcool e água, e a fase estacionária, que são os pigmentos dispostos sobre o filtro de papel. O filtro de papel absorverá a mistura de álcool e água, que dissolverá em si os pigmentos pelos quais possui afinidade, isto é,