Cromatografia planar
Centro de Ciências Agrárias
Relatório de Química Analítica Instrumental Experimental
Experimento VII – Cromatografia Planar
(Extração de carotenódes do pimentão)
Alunos:
Bruna Machado Neves
Elton Souza dos Santos
Ludianny Ribeiro Rodrigues
Alegre, 24 de agosto de 2013
1- Objetivo
Extrair os pigmentos orgânicos do pimentão para a prática de cromatografia planar.
2- Tratamentos de Dados
As distâncias de retenção foram medidas entre a linha traçada na parte inferior do papel, onde foram depositadas as gotas da fase estacionária, e o centro da região superior respectiva de maior densidade colorimétrica, conforme os anexos 1 e 2.
3- Conclusões
Com base nos resultados observados, pôde-se concluir que a curva de calibração está de forma linear com os pontos obtidos das concentrações das soluções analisadas, e que a margem de erro foi muito pequena, tendo em vista que o coeficiente linear (R) apresentou um valor muito próximo de 1, aproximadamente 0,9922.
Quanto ao valor de absortividade obtido, ele foi um pouco menor que o coeficiente angular encontrado na equação da reta. A diferença se deu porque um dos pontos estava fora da curva, provavelmente por erro no preparo do padrão, o que pode ter contribuído para esta diferença.
4- Questões para discussão
1) É possível determinar o Fe (II) pelo mesmo método? Justifique sua resposta.
É possível sim, mas deve-se ajustar o pH para estar dentro de 2 a 9 com solução de acetado de sódio, e tratar a solução de ferro com hidroxilamina para reduzir todo o Fe III presente na amostra
2) Qual é o valor de adsortividade molar (ε) do complexo formado?
A = ε . b . c, onde: ε = absortividade molar A = absorbância do padrão L mol-1 cm-1 b = caminho ótico = 1 cm c = concentração do