Cromatografia planar
- É realizada através da distribuição destes componentes entre duas fases, que estão em contato íntimo. Uma das fases permanece estacionária enquanto a outra se move através dela.
- Durante a passagem da fase móvel sobre a fase estacionária, os componentes da mistura são distribuídos entre as duas fases, de tal forma que cada um dos componentes é seletivamente retido pela fase estacionária, resultando em migrações diferenciais destes componentes, ou seja, os componentes da amostra têm diferentes velocidades ao passarem pela fase estacionária.
CROMATOGRAFIA EM PAPEL
• É um método físico-químico de separação de componentes de uma mistura em função do deslocamento diferencial de solutos arrastados por uma fase móvel, sendo retidos seletivamente por uma fase estacionária líquida (água) na cromatografia com fase normal.
• Suporte: papel sobre o qual fica retida a fase estacionária, água. • Fase móvel: líquido ou mistura de líquidos que fluem através do papel, arrastando os solutos. • Pode ser um método analítico ou quantitativo.
CROMATOGRAFIA EM CAMADA DELGADA
-A cromatografia em camada delgada (CCD) consiste na separação dos componentes de uma mistura sólido-líquido onde a fase móvel (líquida) migra sobre uma camada delgada de retido em uma superfície plana (fase estacionária – sólida). O processo de separação está fundamentado, principalmente no fenômeno de . - Pode ser um método analítico ou quantitativo.
- É um pó insolúvel, dividido de forma muito fina, inerte e é capaz de adsorver substâncias em sua superfície extensa.
-Na adsorção as moléculas de um líquido (fase móvel) unemse à superfície do adsorvente (fase estacionária – sólida). As