cromatografia em papel
A cromatografia em papel é uma técnica simples utilizada para separação de misturas.
Nesta técnica são utilizados papel de filtro chamado de fase estacionária e um solvente, o álcool etílico chamado de fase móvel.
Uma amostra (um pigmento, uma gota de tinta, etc) é colocada no papel chamado de fase estacionária. O solvente, que é a fase móvel, começa então a arrastar as substâncias que são separadas devido ás diferentes capacidades de adsorção no papel.
Uma substância que "interage" mais fortemente com a fase estacionária percorre um caminho menor que aquela que possui uma interação mais fraca com esta fase.
Metodologia
Materiais e Reagentes
• Canetinhas (preto azul,vermelho);
• Papel filtro;;
• Álcool elítico;
• béquer.
• Vidro relogio
Procedimento Experimental:
1. Recorte o papel filtro em tiras
2. Coloque pingos da tinta de cada caneta na parte inferior da tira de papel.,as cores usada foram preta,vermelho e azul.
3. Coloque álcool no copo ou béquer. Atenção: Não encha o copo, coloque apenas uma quantidade suficiente para molhar a ponta da tira de papel sem alcançar a tinta (aproximadamente 1,5 cm).
4. Observamos o que ocorre com o tempo.
5. Quando o líquido subir por todo o papel, retire-o e deixe-o secar.
6. Anote os fatos observados.
Resultados
Observou-se que ao se adicionar o álcool etílico, as cores começaram a se espalhar e em alguns casos notamos a presença de mais de um corante na composição da tinta da caneta.
Quando foi colocando no béquer ,o papel filtro com os pingos de cores diferente ,foi subindo e as cores foi ficando mais claras ,de acordo com o tempo.