Cromatografia de alta resolução
A cromatografia é uma poderosa ferramenta analítica para o controle de qualidade de ativos e formas farmacêuticas. Apresenta elevada exatidão nos resultados, permitindo a identificação e/ou a quantificação dos compostos presentes com confiabilidade. A cromatografia atua em várias áreas de atribuição do controle, como na determinação da porcentagem do princípio ativo, na quantificação das impurezas de um produto, na determinação da composição ou formulação de um produto, e também no estudo de estabilidade e degradação de um produto. Desta forma, o controle de qualidade se beneficia ao usar uma técnica que permite obter resultados em curto espaço de tempo e com alta precisão e exatidão.
Dentre os vários métodos cromatográficos, a cromatografia líquida de alta eficiência é o mais novo e mais importante membro de uma família inteira de técnicas de separação. O seu emprego em vários laboratórios é considerado altamente indispensável. Conhecer suas vantagens, limitações, componentes e os critérios de escolha entre as opções de equipamentos é essencial para o emprego ideal da técnica, e assim explorar toda a sua capacidade.
A Cromatografica Líquida de Alta Eficiência - CLAE é uma técnica físico-química de separação de compostos em que a amostra é introduzida no equipamento através de um injetor. Os compostos dessa amostra são arrastados por uma fase móvel (solventes como metanol, acetonitrila, água e outros) e passam por uma fase chamada estacionária. O objetivo é que os compostos de interesse sejam separados na coluna cromatográfica e cheguem a um detector que mede o sinal fornecido por cada composto. Este sinal é registrado em um gráfico (chamado cromatograma), em que as informações registradas podem revelar qual é o composto e a sua quantidade.
2 PRINCÍPIO FÍSICO DA CROMATOGRAFIA
A cromatografia é um método físico-químico de separação dos componentes de uma mistura, realizada através da distribuição destes componentes entre duas fases, que