CRM- Custumer Relationship Management
Identificando os clientes
Público – Famílias, casais, homens e mulheres.
Pontos mais visitados – Praça de alimentação, cinema, lojas de roupas e calçados.
Faixa Etária – Todas as faixas desde 0 até 99 anos.
Horário de visita – Horário comercial (shopping) e aos finais de semanas
Poder de compra – Pessoas das classes A, B e C.
Diferenciando os clientes
Público – Por ser um local de grande atividade comercial, onde o fluxo de visitantes é variável, reunindo assim grupos sociais diversos.
Pontos visitados – Destacam-se entre os pontos visitados as lojas de calçados e vestuários, pois estes trazem as tendências da moda na atualidade atraindo a grande variedade de público. Cinema e a praça de alimentação são destaques de frequentados pelo público.
Interagindo com os Clientes – Firmar parceria com as lojas do shopping, de modo que em datas comemorativas, houve sorteios de brindes que motivassem os clientes (Moto, carro, vale compra acima de R$ 1.000,00) a responder um cupom com questionário, de forma a captar seus dados cadastrais, rotina de frequência, críticas e elogios. Assim promovendo as vendas em geral e afinando o relacionamento com o cliente. Outra forma de interagir com os clientes seria a efetuação do cadastro dos mesmos que utilizassem o estacionamento do shopping. Após o momento do pagamento seria fornecido ao consumidor um questionário com perguntas básicas sobre sua opinião para com o shopping, o que poderia ser melhorado, locais preferenciais de visita, melhor forma de ser contatado para promoções que o shopping possa vir a oferecer entre outros.
Um canal de relacionamento direto seria o próprio SAC do shopping, de maneira passiva captando todo o tipo de informação (reclamações, sugestões, consultas). E também de forma ativa, afim de, promover algum evento, promoção, parabenizar por alguma data comemorativa e também buscar a opinião do cliente com diálogo amigável, “sem robotização”.
A partir desta coleta de dados, o CRM seria