Critica steff
O Menino do Pijama Listrado é a prova de que as boas intenções por si só não pode salvar um filme. Eu não li o livro, então não posso comparar. O filme procura a todo momento atingir o coração de quem estiver assistindo, os olhos inocentes de Bruno não vê o horror pelo que ele é, ele confunde o acampamento de uma fazenda, e uniformes dos prisioneiros judeus como pijama. Quando ele faz amizade com um garoto judeu dentro do campo, nós somos tratados a episódios que eu acho que estava destinado a ser comovente: apesar da adversidade enfrentada, estes dois meninos são amigos de qualquer maneira.
Ele também jogou pela tragédia indireta em que estamos concedido a retrospectiva da história, e sei que essa história não vai acabar bem. No entanto, o foco é a amizade dos meninos e os desafios que enfrentam.
O filme termina em tragédia, o que eu não vou estragar falando do final, apenas irei dizer que é um final cheio de problemas devido a história abordar um assunto como o Holocausto. Não é possível terminar um filme como este feliz e risco de ser ofensivo, mas o final que ele escolheu nos faz pensar no desespero e nos horrores do passado. Mesmo com todas suas qualidades, o maior mérito do filme está na forma como as imagens foram usandas, emocionando muitas pessoas.
Este filme realmente vale a pena assistir se você quer um filme sincero e bem intencionado, desde que você possa ignorar suas falhas e simplificações. Sem ter lido o livro, eu suspeito que o romance seria escolha mais