Seminario de jogos e brincadeiras
Elaborado por:
Simone Steff de Oliveira
Cristiane Tortelli Lima Nascimento
Sandra Ferreira das Neves
Seminário de jogos e brincadeiras
Campinas SP
2012
Simone Steff de Oliveira
Cristiane Tortelli Lima Nascimento
Sandra Ferreira das Neves
Trabalho para aprovação da disciplina jogos e
Brincadeiras orientadas pela Dra.Ana Elvira Wuo
2ºsemestre de 2012 no curso de Pedagogia 3ºsemestre Turma A
Faculdade Uniesp
Campinas SP
2012
Sumario
Introdução
Origem dos jogos
Características dos jogos
Finalidade dos jogos
Fundamentação teórica
Origem de cada jogo (específicos)
Objetivo
Materiais
Como jogar
Faixa etária
Tempo estimado
Material de apoio
Bibliografia
Introdução
O objetivo deste livro é oferecer aos educadores uma visão da atividade lúdica no desenvolvimento e na educação da criança, fornecendo subsídios teóricos que norteiem a ação do educador, e sobre tudo apresentando sugestões praticas que auxiliem o planejamento e a execução das atividades diárias na sala de aula.
Jogar é uma atividade natural do ser humano. Ao jogar a criança fica envolvida,que coloca na ação do seu sentimento e emoção o jogo é um elo integrador entre os aspectos motores cognitivos , afetivos e sociais.Por isso,partimos do pressuposto de que é jogando que a criança ordena o mundo a sua volta,assimilando experiências e informações,e sobretudo incorporando atividades e valores.
O ensino da matemática, por ser uma ciência exata, nos remete ao erro de pensarmos em uma única maneira de chegarmos a uma resposta, quando na verdade as possibilidades e caminhos para isso são inúmeros dentre eles os jogos e brincadeiras.
Origem dos jogos:
Podemos verificar que a origem dos jogos é dada pelos fatores históricos e culturais de cada povo. No entanto há alguns mais tradicionais que fazem parte da infância da humanidade e é utilizado na