Apostila 05
CNPJ º 21.221.528/0001-60
Registro Civil das Pessoas Jurídicas nº 333 do Livro A-l das Fls. 173/173 vº, Fundada em 01 de Janeiro de 1980, Registrada em 27 de Outubro de 1984
Presidente Nacional Reverendo Pr. Gilson Aristeu de Oliveira
Coordenador Geral Pr. Antony Steff Gilson de Oliveira
APOSTILA Nº. 05/300.000 MIL CURSOS GRATIS EM 18 PAGINAS.
Cristologia
Apostila 05
Cristologia: Base da Teologia
Introdução
Parte I
Cristologia é a doutrina da Igreja acerca da pessoa de Jesus como o Cristo. O autor do livro aqui apontado afirma que a Cristologia sempre ocupa lugar central num sistema dogmático que reivindica ser cristão. Toda tentativa de remover a Cristologia de seu lugar central ameaça o cerne da fé cristã. Quem quer que olhe para Jesus, o Cristo, a partir da perspectiva do Novo Testamento, estará inevitavelmente situado dentro de um quadro de referência teocêntrico. Todo o ministério de Jesus era radicalmente teocêntrico.
Cristo é central tanto na ordem da criação quanto no âmbito da redenção. A fé cristã vê no testemunho apostólico de Jesus, o Cristo, o critério final da verdade acerca da natureza e identidade de Deus. Sendo assim, a própria pessoa de Jesus é teocêntrica em si mesma.
O tipo de cristocentricidade que acompanhou a teologia da “morte de Deus” mostrou ser errôneo. Mas, na verdade, surge daqui uma pergunta importantíssima: sobre que Deus estamos falando na dogmática cristã? A resposta dada no livro Dogmática Cristã é a seguinte: esse Deus não é a unidade simples, solitária e auto-suficiente do monoteísmo radical. O Deus do cristianismo clássico é, em contraste, aquele Um que, de modo antecedente, diferencia a divindade como Pai, Filho e Espírito Santo e é revelado como tal na economia da história e da salvação.
Originalmente, a doutrina da Trindade surgiu como produto da reflexão teológica sobre a revelação de Deus na pessoa de Jesus, o