Critica De Cinema Filme Cinema Ver Te
2º Jornalismo
Cinema Verite é um telefilme norte-americano exibido pela HBO e dirigido pelo casal Shari Springer Berman e Roberte Pulcini. Conta a historia de uma família dos anos 70 que por acreditar que ganharia visibilidade aceita ser filmada 24 horas por dia em uma espécie de reality show, coisa que na época não existia.
È uma família comum de Santa Barbara, California, que acreditava não ter problemas em ser filmada e que ganharia muito pontos positivos sendo a família modelo da América. As câmeras que de começo eram estranhadas ficaram invisíveis com o costume, fazendo assim com que a família não se mascarasse e mostrasse o que realmente acontecia, enfrentando seus problemas familiares em frente às câmeras.
O diretor do reality Craig Gilbert (James Gandolfini) é bem polêmico, pois vai fazendo uma especial de jogo com a família e demonstrando aos poucos suas intenções com esse programa. O programa vai ao ar não exatamente do jeito que a família queria e cria uma visão de que eles são pessoas exibicionistas, gerando comentários desagradáveis sobre eles, mas a família se une e arruma uma forma de passar por cima de toda essa imagem de oportunistas.
O filme é um drama que retrata bem os conflitos vividos por famílias da década de 70 e que permanecem até agora, como o adultério, divorcio e a homossexualidade. Além disso, o filme tem um roteiro muito bom feito por David Seltzer que deixa claro que era uma família de culturas antigas em que o homem viaja a trabalho e a mulher somente cuida da casa. É um filme em que muitas pessoas podem se identificar com a família dos Loud, se encaixa bem com a realidade, e pra quem gosta de ficção não seria tão interessante.
Um telefilme de 2011, mas que quando assistido dá uma sensação de que estamos no passado. Tanto o cenário, quanto o figurino são setentista e retratam bem a época, mas também a resolução do filme da um ar de que foi gravado realmente na década de setenta. A trilha sonora feita por Rolfe