Cristianismo e Gandhi
Disciplina: O Cristianismo
Professor: Marcos Vinício
Aluna: Mariana Diniz
Relatório das Palestras da semana de Cre:
Religiões e Direitos Humanos: A Paz é fruto da justiça
Mídia, cultura e Direitos Humanos: a violência como espetáculo
Acredito que a literatura reflete a sociedade na qual vivemos. O Prof. Alex
Cathariano utilizou um método incrível para chamar a atenção dos jovens, para explorar a violência como espetáculo, usou uma obra muito conhecida por nós e que explicita muito bem os pontos abordados por ele.
A trilogia de Jogos Vorazes é muito rica, tanto na construção dos personagens, quanto na sua área política, que foi a citada na palestra sobre os Direitos Humanos. O palestrante explicou como funcionaria a sociedade de uma distopia, gênero literário mais visto entre os jovens no momento.
Panem, como seria conhecido à área dos Estados Unidos no futuro, é bem diferente do que vivemos agora: é dividido em doze distritos, que nunca interagem entre si, e todos servem a Capital. Panem é um país caracterizado pelo totalitarismo, autoritarismo, no qual houve uma grande evolução da tecnologia – para os ricos – e não se informa muito o estado atual do meio ambiente, apesar do palestrante ter dito que houve uma destruição.
Então, para manter a ordem do país, todo ano, um garoto e uma garota de cada distrito vai para uma arena onde lutam até sobrar somente uma pessoa viva. Assim como a história, o palestrante possui uma ideia de futuro completamente apocalíptica, um tanto quanto radical. O livro mostra sim, cenas fortes de um futuro um tanto triste, mas, o principal é que mostra esperança. E se ele tivesse focado mais na central dos personagens e não tanto na sua visão pessimista, talvez, quando tivessem perguntado o que fazer para mudar o futuro desastroso que nos