Crise Soviética
A Crise Soviética levou à dissolução da União Soviética e, por consequência, ao término da Guerra Fria. Neste conflito, os Estados Unidos consagraram-se como vencedores e o sistema capitalista tomou seu posto de liderança incontestada no mundo.
--------A desintegração do bloco de países socialistas do Leste Europeu ocorreu porque não aguentaram a concorrência com o Ocidente capitalista, onde os cidadãos tinham (e ainda tem) muito mais liberdade que os do Leste na época do Comunismo. A China manteve a ditadura, mas abriu a economia. Cuba também permanece comunista, só que mais flexível quanto a economia, e a Coréia do Norte ainda é o último reduto do Comunismo inaugurado pela União Soviética, que se desintegrou. O comunismo é belo na teoria, mas na prática é contra a natureza do ser humano, que existe para crescer, para prosperar, lutar por conquistas e vitórias.
----------Na União Soviética e todo Leste Europeu foi instaurado o socialismo real, marcado principalmente pela enorme participação do Estado. Esse fato fez emergir, de certa forma, um sistema um tanto quanto ditatorial, tendo em vista que as decisões políticas não tinham a participação popular. A liberdade de expressão era reprimida pelos dirigentes, que concentravam o poder em suas mãos.
Com o excesso de centralização do poder, a classe de