crise na ucrania
A Ucrânia fazia parte da união das república socialistas soviéticas(URSS), já extinta, Ucrânia separa da Rússia ou seja conquista sua independência porem matem relações com a Rússia principalmente forte influencia de Moscou tanto no aspecto cultural e aspecto economico.
Conforme apresentado na Figura 1, a parte leste/sul da Ucrânia predomina-se o idioma russo e dependencia econimica em a Rússia. Já a parte oeste/norte idiona ucraniano e forte oposição à influência russa,parte nacionalista, área de origem dos protestos. Ou seja apesar da Ucrânia ser independente é um pais dividido por conta da sua evolução histórica.
Figura 1: Divisão política da Ucrânia
Em 21 de novembro de 2013, o governo de Yanukovych desiste de assinar acordo com a União Europeia(UE) e o presidente Viktor reconheceu a desistência do acordo por pressão de Moscou inclusive, diz que o o governo russo investiu muito dinheiro no governo de Viktor. Com essa desistência do acordo gerou uma onde de protestos que tomaram as ruas de Kiev, capital da Ucrânia, e esses protestos ganharam dimenções cada vez maiores com a população reinvindicando a assinatura desse acordo e considerando um ato anti-nacionalista de Viktor Yanukovych.Há uma forte repressão contra a oposição.
Em 17 de dezembro de 2013 Rússia e Ucrânia assinam acordo para o fim de barreiras comerciais que ainda existiam, ficando nítido o interesse de Moscou na não assinatura do acordo com a UE. A populaçaõ opositora se sentiu de certa forma traídos pelo governo e perceberam que os interesses da Ucrânia não eram representados pelo presidente tão pouco pelo primeiro ministro. Em 22 de janeiro de 2014, acontece as primeiras mortes, cinco manifestantes morrem, e em protestos posteriores dezenas de pessoas acabaram morrendo.
Em 28 de janeiro primeiro ministro renúncia, e em 21 de fevereiro na tentativa de chagar em uma ordem nacional, acordo entre a oposição e o governo preve eleições antecipadas e a volta da constituição de