Crise Hidrica
O Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), tem como objetivo: promover a articulação do planejamento de recursos hídricos com os planejamentos nacional, regional, estadual e dos setores usuários; deliberar sobre os projetos de aproveitamento de recursos hídricos; acompanhar a execução e aprovar o Plano Nacional de Recursos Hídricos; estabelecer critérios gerais para a outorga de direito de uso dos recursos hídricos e para a cobrança pelo seu uso. Cabe ao Conselho decidir sobre as grandes questões do setor, além de dirimir as contendas de maior vulto.
*O CNRH é composto, conforme estabelecido por lei, por representantes de Ministérios e Secretarias da Presidência da República com atuação no gerenciamento ou no uso de recursos hídricos; representantes indicados pelos Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos; representantes dos usuários dos recursos hídricos e, representantes das organizações civis de recursos hídricos.
11° slide
A água tem um papel importantíssimo na indústria e na agricultura. No Brasil, 90% do uso desse recurso é dedicado para essas atividades. Além disso, a maior parte da nossa base energética é dependente dos nossos recursos hídricos. o presidente da General Motors para a América do Sul nos relembra de algo muito importante: “Não é possível ter um plano B, como fizemos quando houve racionamento de energia”. Neste caso, a GM utilizou geradores, mas “com a água é diferente, não tem como gerar mais”.
12° slide
A falta de chuvas começa a revelar prejuízos no setor do agronegócio brasileiro. São muitos os efeitos da escassez de chuvas sobre a produção de hortaliças, e também a pecuária vem sentindo impactos da crise hídrica.
O diretor da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Hélio Sirimarco, disse que algumas áreas agrícolas brasileiras “já têm indicação de perdas, de quebra de safra e de produtividade”. Segundo Sirimarco, a situação é mais séria em Goiás, onde a Federação de Agricultura e Pecuária estima que pelo menos 15%