Crise Hídrica
Nenhum brasileiro cogitou a chance de ficarmos sem água, iria faltar sim, mas que fosse daqui pelo menos 10 anos. Você vai tentar o chuveiro, não vai ter água, nem mesmo na torneira. O banho foi longo demais, e a chuva não caiu. A crise da água está acontecendo porque nós mesmos, seres humanos, não conseguimos nem manter o que mais temos de precioso no nosso país, que é a abundância da água.
A partir de 2014 o país começou a passar por uma grande dificuldade, a crise hídrica. A escassez da água é explicada de várias formas, uma delas é a divisão demográfica, levando em conta o fato de que certos lugares do Brasil possui uma concentração maior de pessoas, e não possuir uma reserva de água equivalente a essa população.
Em julho do ano passado o volume útil da Cantareira, que atende 8,8 de milhões de pessoas na Grande SP, esgotou. Então o volume morto começou a ser usado, é uma reserva que nunca foi utilizada, e que possui 400 bilhões de litros. Essa crise hídrica ameaçou causar um racionamento não só de água como também um racionamento de energia, devido o fornecimento de energia elétrica principal ser as hidrelétricas.
Em janeiro de 2015 foi anunciado o volume mais crítico do sistema Cantareira, 5,1%. Não deixando escolha ao diretor da Sabesp anunciar que seria adotado um rodízio de água no qual teríamos 2 dias com água e 5 dias sem. A Sabesp também acabou aprovando um bônus para economizar água. Quem reduz o consumo em 20% ou mais recebe um desconto de 30% na fatura.
Por fim, é preciso fechar a torneira durante o banho, enquanto passa o sabonete. O mesmo deve ser repetido na hora de escovar os dentes. Não desperdiçar água lavando calçada, e lavar o carro apenas com o balde. Desviar a água da máquina para o tanque, e com ela, lavar o quintal. Deixar acumular roupa para lavar de uma vez só. Nunca poderemos deixar de economizar, para garantir um futuro com recursos, como a água, tão necessário para nossa sobrevivência.