CRISE HIDRICA PESQUISA AMBIENTAL final
No Planeta 97% da água existente são água do mar, imprópria para consumo humano ou para indústria.
Sendo assim apenas 3% de toda agua do planeta é doce.
Dos 3% de água doce, mais da metade (1,75% do total) é água congelada, localizada nos polos; e outra parte (1,243% do total) água subterrânea, cujo seu aproveitamento é caro.
Sobrando apenas uma parcela mínima de 0,007% de água boa e facilmente aproveitável. E este restinho de água boa está sendo poluído ou desperdiçado pela humanidade.
Metade dos rios do mundo já estão poluídos por esgotos, agrotóxicos ou lixo industrial.
Hoje no mundo passamos por uma grave crise hídrica devida há má utilização deste recurso natural tão valioso para nossa sobrevivência.
A escassez de água no mundo é agravada em virtude da desigualdade social e da falta de manejo e usos sustentáveis dos recursos naturais.
Segundo o estudo "Corrupção Global 2008: Corrupção no Setor de Água", elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e pela ONG Transparência Internacional, mais de um bilhão de pessoas não têm acesso à água potável e 2,4 bilhões vivem sem saneamento básico. O mesmo estudo revela que essa situação se deve mais a falhas de governança do que à escassez de recursos hídricos.
Temos no planeta 1,5 bilhão de km de águas superficiais, mas 60% desse volume estão em apenas nove países, entre esses países está o Brasil que no ano de 2014 para 2015 vem sofrendo com a crise hídrica, mesmo sendo o país mais rico em água, 12% da agua doce superficial da terra esta aqui no Brasil.
O desmatamento, a poluição dos rios e o desperdício de agua são grandes responsáveis por agravar a situação da falta de agua. Em consequência disso tudo, quase metade dos brasileiros (45%) não têm acesso a serviços de água tratada e 96 milhões de pessoas vivem sem esgoto sanitário.