CRISE HiDRICA NO BRASIL V
CRISE HÍDRICA NO BRASIL
TAGUATINGA – DF
2015
LEONARDO CAUÃ
CRISE HÍDRICA NO BRASIL
Professora: Aline
Disciplina: Geografia
Série: 6 ano “D”
TAGUATINGA – DF
2015
ÍNDICE
APRESENTAÇÃO 4
1. Crise Hídrica 5
2. Seca no Brasil 8
2.1 Período de seca 8
2.2 Causas 8
2.3 Problemas identificados 9
2.4 Indústria das secas 10
2.5 Histórico das secas no Brasil depois do ano 1500 10
2.6 Crise hídrica no estado de São Paulo em 2014–2015 15
2.7 Cronologia 15
2.8 Imagens da Seca no Brasil 17
CONCLUSÃO 20
BIBLIOGRAFIA 21
APRESENTAÇÃO
O presente trabalho é sobre a crise hídrica no Brasil, mais concretamente a respeito da falta de agua no nosso pais, principalmente nas regiões nordeste e sudeste.
O objetivo deste trabalho e apresentar uma pesquisa sobre as causas e consequências da falta de agua, bem como apresentar as medidas governamentais e sociais para amenizar este problema.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com algumas reportagens e imagens.
A seguir, teremos o desenvolvimento do trabalho, e as pesquisas realizadas a respeito do assunto.
1. Crise Hídrica
Uma auditoria do TCU, realizada a mais de 13 anos atrás constatou que 19 regiões metropolitanas podem entrar em colapso e que a economia brasileira seria afetada.
A abundância de recursos hídricos existentes no país contribuiu para o desenvolvimento de uma cultura generalizada do desperdício.
Apesar do Brasil possuir 8% de toda a água doce existente no planeta, a crise de abastecimento de água já é uma realidade brasileira a muitos anos atrás e os seus efeitos já podem ser observados em diversas localidades. Estas são algumas das conclusões da auditoria operacional realizada pelo Tribunal de Contas da União (TUC), com o objetivo de analisar a questão.
O estudo foi feito junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência Nacional de Águas e Ministério do Meio Ambiente para avaliar a