CRISE EUROPÉIA
Nome:
Giancarlo Lima P.
8ªD1
PROFESSOR:
Marcony
Tema:
Crise Europeia
SUMÁRIO
• Introdução...................................................................
• Desenvolvimento........................................................
• Conclusão...................................................................
• Referencias..................................................................
Introdução
Esse trabalho irá falar sobre a crise que está acontecendo na Europa e esta afetando muitas economias no mundo, já que estão ligados financeiramente.
Desenvolvimento
A formação de uma crise financeira na zona do euro começou a rolar por problemas fiscais.
Alguns países, como é o caso da Grécia, gastaram mais dinheiro do que obtiveram com impostos nos últimos anos.
Para se sustentarem fizeram muitas dívidas.
A conta entre o PIB e a divida ultrapassou os 60% fixados por um tratado (Maastricht) da zona do euro. No caso da Grécia a razão dívida/PIB ultrapassou 120%!
A grande conseqüência para os países da Europa foi que investidores deixaram de possuir ações públicas e privadas de vários países, gerando toda essa crise. A crise Européia atingiu todo o mundo, mas atingiu principalmente a própria Europa. Países como a Grécia, Portugal, Itália, Irlanda e a Espanha apresentaram grande queda no PIB.
Mas especialmente a Grécia, que teve sua divida publica atingir 124, 9% do PIB, mais do que permitido na Eurozona (6%). O déficit no orçamento correspondia a 13, 6% do PIB grego em 2009, quatro vezes mais que a porcentagem tolerada.
A crise atingiu outros países da Zona do Euro, como a Irlanda (déficit de 14, 3% do PIB), Espanha (11, 2%) e Portugal (9 4%).
Para receber ajuda financeira, vários países estão tendo que adotar Medidas de Austeridade. Por exemplo, Portugal aumentou seus impostos, acabou o 13. Salário no País e demitindo vários trabalhadores