crise ecônomica de 1929
A crise de econômica também chamada de grande depressão, foi uma grande depressão econômica que começou em 1929, que percorreu na década de 1930 e acaba terminando na segunda guerra mundial. Foi o pior e mais longo período econômico do século XX. Este período causou desemprego, quedas do produto interno bruto de vários países, quedas drásticas na produção industrial, preços de ações, e em praticamente todo medidor de atividade econômica, em diversos países no mundo. O dia 24 de outubro é considerado o inicio foi quando valores de ações na bolsa de valores de Nova Iorque, a New York Stock Exchange, caíram drasticamente, fazendo com que os acionistas perdessem muito dinheiro sendo que muitos perderam tudo. A grande produção e pouco salario pago aos empregados acabam sendo uma das principais causas dessa crise, pois acaba tendo muito produto e pouca venda. Isso acabou causando grandes quedas na venda de produtos, causando fechamento de varias empresas.
Essa crise afetou o mundo inteiro sendo o mais afetado os Estados Unidos, outros também foram duramente atingidos como Alemanha, Países Baixos, Austrália, França, Itália, o Reino Unido e, especialmente, o Canadá. Jah o Brasil e Argentina que não conseguiram vender o café essa grande depressão acelerou o processo de industrialização. A crise então avia atingido a todos não só os Estados Unidos, na Europa, na Ásia e até na África.
Para solucionar o problema, modificações na política econômica tiveram que serem feitas em vários países visando combater os efeitos da crise. Nos EUA quando o novo presidente, Franklin Delano Roosevelt, foi eleito em 1932, pelo partido democrata as medidas começaram a ter efeito. A situação foi se modificando com o New deal (Nova Organização ou Novo Acordo) e se baseava nas proposta do economista inglês John Maynard Keynes que se resumiam em empréstimos ilimitados aos bancos, pagamentos aos fazendeiros fazendo preços subirem, auxilio aos estado concedendo lhe