Crise econômica 2008 e 2009
Para: Luiz Mafra - Coordenador da disciplina
De:Roberto de Souza Pinto Junior
Assunto: AD 01 Exercício 04/06 (2,0 pontos) – O ambiente econômico e político influenciam fortemente as organizações. Por isso, os administradores precisam estar atentos aos fatores que podem alterar a rotina das organizações, sejam elas públicas ou privadas. Para responder à esta atividade, você precisará fazer uma pesquisa nos principais jornais e revistas especializadas do país. Prazo para entrega: (Semana 4 – prazo: 13/AGO/2012 a 19/AGO/2012)
EXERCÍCIO: No ano de 2008 e 2009 houve uma severa crise econômica que abalou vários países. Pesquise qual a origem desta crise e identifique seus principais efeitos no macroambiente e os impactos que provocaram em sua empresa. Caso você não esteja inserido em nenhuma empresa, você poderá pesquisar em alguma outra organização que tenha acesso, pode ser de um conhecido, do seu bairro, etc.
A Grande Recessão, nome dado à Recessão Econômica declarada oficialmente no ano de 2008, é um derivado da crise financeira internacional lançada pela falência do tradicional banco de investimento estadunidense Lehman Brothers. Em consequência sequencial, outras grandes instituições financeiras quebraram, no processo conhecido como "crise dos subprimes". A Crise do subprime é uma crise financeira desencadeada em 2006, a partir da quebra de instituições de crédito dos Estados Unidos, que concediam empréstimos hipotecários de alto risco, arrastando vários bancos para uma situação de insolvência e repercutindo fortemente sobre as bolsas de valores de todo o mundo. Para descobrir sua real origem, é preciso retornar um puco mais no tempo, no ano de 2001, com o furo da “Bolha da Internet”. A bolha da Internet ou bolha das empresas “ponto com” foi uma bolha especulativa criada no final da década de 1990, caracterizada por uma forte alta das ações das novas empresas de tecnologia da