Impacto da crise financeira em mocambique
Moçambique no primeiro Semestre de 2009 por Félix Simione
Discussion papers No. 65P
Janeiro de 2010
Direcção Nacional de
Estudos e Análise de Políticas
Ministério da Planificação e
Desenvolvimento
República de Moçambique
O objectivo das publicações é estimular a discussão e troca de ideias sobre questões pertinentes para o desenvolvimento económico e social de Moçambique. Existem opiniões diferentes acerca da melhor maneira de fomentar o desenvolvimento económico e social. As publicações têm como objectivo abordar essa diversidade.
É de salientar que as ideias apresentadas nos documentos são da inteira responsabilidade dos respectivos autores e não necessariamente reflectem o posicionamento do Ministério de Planificação e Desenvolvimento ou qualquer instituição do Governo de Moçambique.
O logo foi gentilmente providenciado pelo artista moçambicano Ndlozy.
RESUMO
A comparação de agregados macroeconómicos nos primeiros semestres de 2008 e 2009 sugere que os efeitos da crise económica mundial foram notáveis em alguns sectores da economia moçambicana no primeiro semestre de 2009. O sector externo foi o mais afectado, com a queda acentuada das exportações reflectindo a queda da demanda e preços externos. No sector real, os sectores do turismo, transportes e comunicações, e indústria mineira registaram desacelerações significativas no crescimento, reflectindo parcialmente a retracção da demanda externa e restrições no acesso ao financiamento externo. No sector fiscal, apesar do crescimento dos recursos internos, o crescimento dos recursos externos sob forma de donativos e as receitas provenientes dos mega-projectos reduziram significativamente. Contudo, o sector monetário mostrou-se estável, reflectindo sua fraca integração no sistema financeiro internacional. No geral, apesar da desaceleração da economia, seu crescimento continuou robusto no primeiro semestre de
2009, com um crescimento