crise económico-financeira
Vivemos num período e enquadramento global de crise económico-financeira e t ambém social. A primeira tem como consequência a segunda, ou seja o desgaste económ ico que se tem verificado desde meados do ano 2008 leva à diminuição de postos de trabalho, desemprego e queda no rendimento disponível das famílias.
O Homem, com a sua formação e posteriormente no seu trabalho, tem como objetivo a realização pessoal. Caso isso não aconteça, o trabalhador diminuirá a sua motivação na realização do seu trabalho e sentir-se-á frustrado.
No nosso grupo de discussão, analisamos varias perspetivas:
A geração dos nascidos a partir do ano de 1990 é a mais formada de sempre, num di verso leque de áreas.
Registamos que a taxa de desemprego jovem é das mais altas de sempre.
As condições de trabalho são, na sua maioria, precárias.
Os jovens estão cada vez menos confiantes no futuro.
A organização informal consiste numa coordenação entre membros de uma organiza ção formal que não é percetível no esquema organizacional.
Os trabalhadores consideram a comunicação informal uma das primeiras fontes de informação corrente uma vez que as informações circulam mais rapidamente através deste sistema de comunicação.
Esta forma de comunicação circula dentro ou fora da empresa, onde os trabalhadore trocam informações sobre a mesma, ajudando a resolver problemas, criando novos projetos para desenvolver a empresa.
Por sua vez, os gestores cada vez mais têm que dar importância à perspetiva humana e às relações humanas porque a essência para o alcance da elevada produtividade está no grau de satisfação do empregado no seu trabalho, porque um trabalhador motivado e com gosto no trabalho irá realiza-lo de melhor forma e com mais perfeição.
Leonardo da Silva 65754
Filipe Silva
70073