Vertedouro
1. OBJETIVO 4
2. RESUMO TEÓRICO 5
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 6
4. TABELA 7
5. CONCLUSÃO 8
6. BIBLIOGRAFIA 9
1. OBJETIVO
O objetivo do experimento consiste em observar e entender o funcionamento de um vertedouro, trabalhar com uma seria de medidas diferentes, e utilizar a formula de Francis para medir a vazão. Mostrando assim a importância do vertedouro nos projetos de Engenharia Hidráulica.
2. RESUMO TEÓRICO
Os vertedores podem ser definidos como paredes, diques ou aberturas sobre as quais um líquido escoa, basicamente são estruturas formadas pela abertura de um orifício na parede de um reservatório, na qual a borda superior atinge a superfície livre do líquido, havendo assim escoamento através da estrutura formada.
Os vertedores são instrumentos hidráulicos que tem por finalidade a medição da vazão em cursos de água naturais e em canais construídos, assim como no controle do escoamento em galerias, canais e barragens.
Figura 1. Ilustração em cortes de um vertedor.
H: Carga do vertedor, [m];
L: largura do vertedor, [m]; e: espessura do vertedor, [m]; p: altura ou profundidade do vertedor, [m]; p’: altura de água a jusante do vertedor, [m].
Se P/h > 3,5 o valor da carga cinética de aproximação é pequeno e o coeficiente médio da equação de Francis torna-se C d=0,623, podendo-se então utilizar: Caso contrário é necessário encontrar o valor de C d, utilizando a seguinte formula: 3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1 – Obter a altura do vertedouro;
2 – Liberar a entrada de água no tanque;
3 – Depois que o nível d’agua passar a altura do vertedouro, manter a vazão constante e medir a altura da superfície d’água;
4 – Fazer a diferença da altura da superfície d’agua com a altura do vertedouro;
5 – Aumentar a vazão para obter uma nova altura de extrapolação de água;
6 – Repetir a 3º e 4º