Crise de 80
Crise do Petróleo -1980
Belo Horizonte, outubro de 2008.
Introdução: Desde que o petróleo foi descoberto no final do século XIX, foi consumido pela sociedade de forma abundante, principalmente na atual sociedade industrial e de consumo.
A partir da década de 70, descobriu-se que o petróleo é uma fonte esgotável, essa descoberta elevou o preço do produto, em pouco mais de sete anos o preço do barril de petróleo praticamente triplicou. Isso provocou o aumento do valor de um produto primário dos países subdesenvolvidos, superando os produtos industrializados oriundos de países desenvolvidos. Foram vários os fatores que propiciaram a elevação do preço do petróleo, entre eles, a formação da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), formada pelos principais produtores de petróleo do mundo para unificar o preço do produto, promovendo assim um cartel internacional, além de controlar a oferta do produto no mercado. O petróleo também serve como instrumento político para exercer pressão sobre as grandes potências mundiais.
Estados Unidos e Europa apoiaram Israel na guerra contra os Árabes, fornecendo armamentos, isso irritou os países Árabes, que utilizou o petróleo como meio de atingir as nações que apoiava Israel diminuindo a produção e elevando os preços.
Entre as décadas de 80 e 90 houve várias oscilações no valor do petróleo.
As crises do petróleo podem ser provocadas por conflitos no Oriente Médio, que limita a produção e eleva o valor, o nível de consumo de um importador interfere no preço reforçando a lei da oferta e procura. Ao analisar esses fatos, que na maioria das vezes provocam divergências, dá pra imaginar o que irá acontecer quando esse recurso esgotar, pois estimativas de cientistas revelam que o combustível terá findado daqui a 70 anos, aproximadamente. Até lá o homem deverá buscar novas alternativas de fonte de energia.
Época: A crise