Crise Econ Mica Dos EUA Nos Anos 80
Os anos 80 são chamados de década perdida no que se refere ao desenvolvimento econômico. No começo dos anos 80, sob liderança de Thatcher e Reagan, os Estados Unidos e outros estados capitalistas introduziram altas taxas de juros e um regime de forte austeridade para encorajar o abandono dos meios de produção de alto custo e baixo lucro, fazendo alta taxa de desemprego.
Ronald Reagan prometeu ressuscitar a economia americana, um ressuscitamento que iria afetar todos os setores da população americana. Reagan propôs realizar este objetivo através de cortes em impostos e através da redução das responsabilidades do governo americano no fornecimento de numerosos programas federais. Críticos deste plano alegaram que os cortes nos impostos iriam reduzir as verbas obtidas pelo governo federal, levando a grandes déficts no orçamento anual, que levariam a um aumento nas taxas de juros, anulando qualquer benefício econômico resultante. Reagan e seus suportadores, com base na política de supply side economics, alegaram que cortes em impostos iriam aumentar as verbas recebidas pelo governo americano através do crescimento econômico obtido com estes cortes na taxação federal, que permitiriam o governo federal a balancear o orçamento federal pela primeira vez desde 1969.
A economia dos Estados Unidos passou a enfrentar muitas dificuldades após a instalação deste novo plano econômico. A nação entrara na recessão econômica mais severa desde o final da Grande Depressão. Primeiramente, este plano causou um drástico aumento do déficit do orçamento do governo federal a curto prazo. O governo foi obrigado a tomar emprestadobilhões de dólares para cobrir o déficit. Isto, aliado com o sério controle do suprimento de fundos econômicos, causou como consequência um aumento drástico das taxas de juros - que chegou a um pico de 20%. As taxas de desemprego também subiram drasticamente, chegando a 10% em 1982. A crise econômica atingiu especialmente os