Crise de 29
Curso de Política Internacional
Aula 1
Tema da aula: Introdução às Relações Internacionais
Bibliografia: PECEQUILO, Cristina Soreanu. Introdução às Relações Internacionais – temas, atores e visões. Petrópolis: Vozes, 2012, p.13-37.
Preâmbulo Importância do debate sobre questões de fora da sociedade
1. Objeto e Disciplina: as Relações Internacionais
_ As Relações Internacionais como objeto “Atotes, acontecimentos e fenômenos que existem e interagem no sistema internacional, ou seja, além das fronteiras domésticas da sociedade”.
Ideia fundamental dos “fluxos que atravessam fronteiras” e de impacto em mais de uma sociedade. Problematização do conceito (exemplo da definição da política externa)
Temas clássicos de estudo das Relações Internacionais: Comércio e Guerra. Pertencimento às Ciências Sociais, como o Direito, a História, a Política, a Sociologia, etc. Questão da Pureza Científica. Influência das Teorias de explicação do plano internacional. Tema de estudo relativamente recente, em comparação a outras ciências humanas.
Apresentação de um repertório teórico para análise.
Multidisciplinariedade A Ciência das Relações Internacionais dialoga com várias ciências, sendo multidisciplinar. Identidade da disciplina é a pluralidade.
Multidisciplinariedade
Economia Teoria Política Direito História
Exemplos desta multidisciplinariedade: 2ª Guerra Mundial, 11 de setembro, etc.
Pontos positivos e pontos negativos desta característica.
Áreas Passíveis de Especialização Temas da Estratégia e da Guerra, Segurança Internacional, História das Relações Internacionais, Economia e Comércio Internacionais, Integração Regional, Grandes Temas da Globalidade, Estudo de caso de determinado país ou região, relações bilaterais, organizações internacionais (intergovernamentais e não-governamentais), Análise de Política Externa.
2. O Ensino das Relações Internacionais e o Mercado de Trabalho
Razão do desenvolvimento