as ciencias sociais
Em 1924, com os estudos de Hawthorne houve uma mudança na forma de encarar as relações de grupo através da introdução do estudo das Relações Humanas, mas não necessariamente uma mudança nos processos de produção, apenas acrescentando uma nova forma de entender a forma como as relações informais trabalhavam junto às relações formais e técnicas do trabalho e são capazes de alterar os resultados da produção.
Em 1925 são publicados novos estudos sobre motivação, comunicação e comportamento de grupo (Gilmer, 1961, p 15).
Durante a Segunda Guerra Mundial, segundo afirma Siegel (1969, p.14), muitas técnicas foram desenvolvidas, como as de colocação de pessoal (personnel assessment), treinamento, classificação de pessoal e avaliação de desempenho. Outra área que surgiu nesse momento mas só veio se consolidar depois foi a engineering psychology, que visava projetar equipamentos de acordo com as capacidades e limitações dos operadores humanos.
Foi principalmente no período pós-guerra que surgiram maiores desenvolvimentos da Psicologia Industrial, quando o psicodrama e a sociometria de Moreno seriam aplicados ao trabalho, assim como a teoria das dinâmicas de grupo de Lewin, e juntaram-se a seleção, a classificação de pessoas, avaliação de desempenho, treinamento, liderança, etc.
Fonte: http://artigos.psicologado.com/atuacao/psicologia-organizacional/psicologia-industrial#ixzz2jDcJHtOm
Psicologado - Artigos de Psicologia , A diferença principal entre a Psicologia Industrial e a Psicologia Organizacional é que enquanto esta se ocupa da organização das estruturas aquela está mais voltada aos postos de trabalho. A psicologia organizacional vem surgir