Crise de 2008
Gleydmar P. Escanes*
Jessica Domingues Miranda**
Marcos Roberto Miranda***
Vitor Saulo Sauim****
Carla Maria*****
Este artigo apresenta de forma detalhada a relação do Brasil na crise econômica de 2008, qual foi sua relação, seja positiva ou negativa e as algumas das decisões tomadas pelo governo brasileiro para combatê-la.
RESUMO:
Palavras-Chave: Crise, Econômica, Decisões.
*Acadêmica 2# ano de Administração – Unipar – RA. 50842 ** Acadêmica 2# ano de Administração – Unipar – RA. 51458 *** Acadêmico 2# ano de Administração – Unipar – RA. 51445 **** Acadêmico 2# ano de Administração – Unipar – RA. 50906 ***** Acadêmica 2# ano de Administração – Unipar – RA. 51041
Resumo
Este artigo busca discutir as causas da crise econômica que teve início nos Estados Unidos da America e seus efeitos no Brasil. Desde 2008 tem-se falado sobre as principais causas dessa crise e sobre as decisões tomadas na época para combater seus efeitos, além de trazer de volta temas como o liberalismo econômico e até que ponto o governo deve intervir no mercado. O peso da economia norte americana foi um dos motivos que levaram a propagar a crise mundo a fora, sendo a maior economia no mundo e possuindo acordos comerciais com praticamente todos os países economicamente significativos, era de se esperar que todo o globo viesse a ter consequências de sua crise interna. Sabe-se que a desigualdade social, ou seja, a má distribuição de renda, falência de diversas empresas e redução do crédito, que normalmente acontecem em um ambiente de globalização, foram ampliados, tendo efeitos na queda do consumo e investimento, e baixo crescimento econômico. E por fim este artigo expõe ideias que poderiam ser tomadas para evitar alguns de seus efeitos na economia mundial.
Palavras-Chave: Liberalismo econômico, economia, crise.
Abstract
This paper discusses the causes of economic crisis that began in the United