crise de 2008
1º Identificar fatos e acontecimentos:
(Exercício cotidiano de leitura e busca por informações relevantes, ler as entrelinhas).
-Desregulamentação dos mercados financeiros
- a falência do banco de investimento Lehman Brothers no dia 15 de setembro de 2008.
- O desequilíbrio na maior economia do mundo, os Estados Unidos e os ataques de 11 de setembro têm a ver com o início a crise. Depois dos ataques terroristas, o governo americano se envolveu em duas grandes guerras, no Afeganistão e Iraque , e começou a gastar mais do que deveria.
2º Relacionar fatos e acontecimentos (Identificar relações de causa e efeito).
Causas:
- Os Estados Unidos estavam importando mais do que exportando. Em vez de conter os gastos, os americanos receberam ajuda de países como China e Inglaterra. Com o dinheiro vindo do exterior, os bancos passaram a oferecer mais crédito, inclusive a clientes considerados de risco.
Efeitos:
- Ao mesmo tempo em que o país investia dinheiro na guerra, a economia interna já não ia muito bem.
-A taxa de juros começou a subir, diminuindo assim procura pelos imóveis e derrubando os preços.
Com isso, começou a inadimplência, pois, os consumidores não viam sentido em continuar pagando hipotecas com valores exorbitantes, quando as propriedades estavam valendo cada vez menos.
3º Relacionar conjuntura e estrutura.
(Conjuntura: combinação de acontecimentos)
- A oferta nos Estados Unidos aumentou e a taxa de juros estava cada vez mais baixa, então os consumidores compraram muito, principalmente imóveis, que começaram a valorizar.
Com isso, em um primeiro momento, faltou dinheiro nos bancos que foram ajudados pelo governo americano, ao mesmo tempo, surgiram críticas a essa política de socorro aos banqueiros. Com a pressão política, a Casa Branca decidiu que não ia mais interferir, deixando o banco Lehman Brothers quebrar. O fechamento do quarto maior banco de crédito dos Estados Unidos