Crise de 2008 nos eua
Passo 2 1. Qual a origem da Contabilidade?
A origem da contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da antiguidade. 2. Quais os primeiros sinais de que existia contabilidade na antiguidade?
Os primeiros sinais da existência da contabilidade vêm desde 4.000 a.C, devido à atividade de pastoreios, de onde o homem tirava seu sustento. Com a necessidade de proteger seu rebanho no inverno, mesmo sem conhecimento do que eram as estações do ano, o homem já tinha experiência e calculava a previsão do sustento de seu rebanho. Após isso veio à ambição e com isso a necessidade de avaliar os acréscimos e decréscimos de sua riqueza. Esse controle era feito através de comparações, uma pedra correspondia a uma cabeça de rebanho.
Passo 3
A Evolução da Contabilidade
Período Antigo
A contabilidade empírica praticada pelo homem antigamente já visava o Patrimônio, que antes era representado pelos rebanhos e outros bens classificados por sua natureza. O homem controlava seu patrimônio apenas com a memória, que logo deu lugar ao chamado Inventário, método que faz o controle dos bens. O homem separava uma pedra para representar cada cabeça de ovelha, assim ao final de cada inverno ele conseguia ver se obteve lucro ou prejuízo com seu rebanho. Com o passar do tempo, o homem começa a fazer registros figurativos em pedras e árvores de acordo com a espécie e quantidade de seu patrimônio. Considerada como a primeira escrita contábil gravava-se a cara do animal e a quantidade que possuía daquela mesma espécie. Esse registro rudimentar corresponde ao que hoje se processa, a figura gravada corresponde ao nome da conta, e a quantidade se tornou mais qualificada com o acréscimo do valor monetário.
Os primeiros controles eram estabelecidos pelos templos, o que perdurou por vários séculos. A fim de