“CRISE DA METAFISICA NO CONTEXTO DE EMERGÊNCIA DA RAZÃO MODERNA”?
O PROJETO DE MODERNIDADE
“CRISE DA METAFISICA NO CONTEXTO DE EMERGÊNCIA DA RAZAO MODERNA”?
12 DE NOVEMBRO DE 2012
Mudanças sócio - culturais
Os séculos XV e XVI marcam o começo de um período histórico chamado Idade Moderna, que se estende até o final do século XVIII. A Idade Moderna trouxe o humanismo (a centralidade do homem como ser social) era racional e prezava a lógica e a valorização dos clássicos como, por exemplo, características da arte grega. Adotou também o movimento Laico (sem intervenção religiosa), apesar disto não há rompimento do pensamento de que a justiça é uma inspiração divina, ou seja, não há uma negação da metafísica cristã.
Rebatimentos dessas mudanças no campo da produção do conhecimento:
A Idade Moderna foi o período de desmontagem do que ainda restava do feudalismo e de edificação gradual da nova ordem capitalista.
A revolução Industrial e Francesa trazem uma drástica mudança na realidade social, cultural e politica que acaba trazendo em ascensão a classe dominante (Burguesa), o Estado se consolida, rompe com o absolutismo e a filosofia rompe laços com a teocracia através da politica de Maquiavel. Baseado nesse contexto sócio - histórico a filosofia transita para a Teoria Social, desencadeadas pelas revoluções burguesas que se fundamentam na filosofia positivista de Conte.
Na filosofia a crise da metafisica é evidente, pois discussões são protagonizadas, e pensamentos criticados, mudando assim o seu foco, aprofundam e se especializam no campo das ciências, o que gera grandes mudanças na produção filosófica.
O grande marco da Idade moderna e do iluminismo são suas vertentes filosóficas. São elas:
Racionalismo: É conhecer a realidade através de seus pensamentos, ou seja, o conhecimento está dentro de cada ser humano. A razão é o que prevalece e da sentido a vida, tirando todas as concepções de que existe um ser