892 3076 1 PB
ARTIGO
MODERNIDADE E PÓS-MODERNIDADE:
UMA ABORDAGEM PRELIMINAR2
RESUMO: O texto trata do debate sobre a modernidade e a pósmodernidade, considerando sua emergência no âmbito das ciências sociais e da filosofia, bem como seus impactos na construção e legitimação do saber. Busca iniciar a reflexão, com base no conceito clássico de modernidade ambígua, situando autores inscritos nesta tradição e as críticas por eles construídas ao projeto civilizatório moderno e ao saber postulado pelo esclarecimento: a denominada ciência moderna. Segue o mesmo procedimento quanto ao debate sobre a pós-modernidade, contextualizando seu acontecimento e destacando as contribuições de Lyotard e Vattimo sobre o que consideram como pós-modernidade. Destaca quer a contribuição do pensamento pós-moderno na relativização do projeto cartesiano de saber, quer as críticas direcionadas a tal pensamento.
Palavras chaves: modernidade, modernidade ambígua, iluminismo, ciência moderna, pós-modernidade.
ESCLARECENDO OS LIMITES E O RECORTE DO TEMA
O tema sugerido para o debate remete a questões complexas sobre a “natureza” das sociedades contemporâneas,
1 É mestre em sociologia e professora do Curso de Serviço Social, da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Comunicação apresentada na mesa Modernidade e Pós-Modernidade, promovida pela.
2 Trabalho apresentado no Ciclo de Debates sobre a modernidade e pós-modernidade, promovido pela ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social) e PróReitoria de Graduaçao da Universidade Estadual do Ceará- UECE, no mês junho de 2007.
176
em especial, às mudanças nas suas formas de sociabilidade, as transformações no estatuto do conhecimento científico e suas implicações éticas e políticas. As ciências sociais e a filosofia têm se debruçado sobre esta temática, de uma maneira mais evidente, desde as décadas de 60 e 70 do século passado. No entanto, há quem tome como ponto de partida para tal reflexão, também