Criquete
O críquete é um esporte que utiliza bola e tacos, cuja origem vem do sul da Inglaterra, durante o século XVI. Ele foi inspirado num jogo medieval chamado stoolball. Foi adotado pela nobreza no século XVII. É um esporte bastante admirado no Reino Unido, na Índia e no Paquistão.No início, os jogos podiam durar até dez dias. Hoje, a maioria dos jogos é disputada em dois tempos, em uma tarde ou noite.
O jogo é praticado de acordo com as 42 "leis" do críquete.
Objetivos do jogo:
1. A defesa busca eliminar os 10 wickets adversários
2. O ataque busca conseguir o maior número de corridas
Caso o time "perca" todos os seus 10 wickets (all out), a entrada se encerra e as posições de atacante e defensor são invertidas entre os times, de modo que o time que até então defendia terá a chance de atacar para marcar corridas. Caso seja a última entrada o jogo acaba automaticamente. Ao término das entradas a equipe que possuir mais corridas vence o jogo.
Estrutura do jogo
Entradas
Uma entrada (innings) no críquete consiste no turno em que cada equipe usa para defender (arremesso) ou atacar (rebater), cada entrada no críquete pode ter várias quantidades de overs.
Overs
Um over no críquete consiste em uma série de 6 arremessos válidos feita por apenas um jogador, dependendo das leis do jogo costuma-se ter entre 10 e 50 overs por entrada.
Jogadores e juízes
Jogadores
Cada time consiste em 11 jogadores. Dependendo das suas habilidades primárias, um jogador pode ser classificado como umbatsman ou bowler especialistas. Um time balanceado costuma ter 5 ou 6 batsmen especialistas e 4 ou 5 bowlers especialistas. Um jogador que é especialista nos dois tipos é conhecido como craque. Um jogador do time que está boleando, dos bowlers, toma a posição de wicket-keeper, que é a mais especializada posição no campo.
Juízes
A partida é presidida por dois juízes em campo. Um juiz ficará ao lado do wicket no final de onde a bola será