memorial
Engenharia Mecânica
Departamento de Física
MEMORIAL:
ESTUDO DA ELÉTRICA E ÓPTICA
Nome: Rafael Cubas Silva
RA: 84968
Professor: Arquimedes
Matéria: Física Geral 4
Data: 20/11/2014
Corrente Alternada:
Corrente alternada ou AC é a corrente elétrica na qual a intensidade e a direção são grandezas que variam ciclicamente ao contrário da corrente contínua, DC, que tem direção bem definida e não varia com o tempo. Em um circuito de potência de corrente alternada a forma da onda mais utilizada é a onda senoidal.
A corrente elétrica em forma de corrente alternada esta sendo hoje aplicada na transmissão de energia elétrica que vai das companhias de energia elétrica até os centros residenciais e comerciais. A corrente alternada é a forma mais eficaz de transmissão de energia elétrica por longas distâncias, pois ela apresenta facilidade para ter o valor da sua tensão alterado por aparelhos denominados transformadores.
Cálculo da tensão alternada:
Circuito RC série em AC:
Associando em série, um capacitor e um resistor, alimentados por uma fonte AC podemos verificar como a tensão e a corrente estão defasadas, encontrar a impedância do circuito (a impedância é equivalente da resistência, mas depende também da frequência do sinal aplicado a circuito), a reatância e a capacitância e etc. Uma maneira simples para solucionar esses problemas é por diagrama de fasores.
Sabendo que a corrente é a mesma em todos os componentes de um circuito em série
I = I max cos(wt)
A tensão da fonte num circuito em serie, é a soma das tensões em cada um dos elementos, logo: Vfonte = Vresistor + Vcapacitor
No qual a tensão do resistor é dada por
VRmax = R Imax
E a tensão do capacitor dada por:
VCmax = Xc Imax
Podemos com os valores de Vmax e ϕ escrever a expressão algébrica para a tensão V
V = Vmax . Cos (wt – ϕ)
Lembrando que o sinal negativo em ϕ, indica o atraso em relação a corrente
Podemos