Criptografia
Waldizar Borges de Araújo França1
RESUMO
A Criptografia é a ciência que oculta o significado de uma mensagem e tem como ferramenta os recursos matemáticos para cifrar e decifrar mensagens. O ato de cifrar consiste em transformar um texto normal em texto secreto, e o ato de decodificar é a operação inversa, consiste em transformar um texto cifrado em texto normal. Veremos os conceitos históricos da criptografia, suas definições e aplicações matemáticas.
Palavra-chave: criptografia; matemática; cifra.
1.
INTRODUÇÃO
Este artigo mostra as diferentes formas em que a matemática é aplicada na criptografia para o desenvolvimento de códigos, cifras e técnicas para mascarar uma mensagem de modo que só pessoa autorizada possa ter acesso ao seu conteúdo.
Desde os primórdios que o homem tem sentido a necessidade de guardar segredos. Sejam segredos familiares, segredos sentimentais, segredos pessoais, segredos religiosos, ou segredos militares e governamentais. Tão forte quanto a necessidade nata da espécie humana de guardar segredo sobre determinados assuntos é a vontade dos mesmos humanos de desvendar esses segredos. Seja por dinheiro, poder, vingança, curiosidade, arrogância, ou qualquer outro sentimento essa tem sido uma batalha que, ao longo dos anos vem sendo travada entre aqueles que querem guardar segredos e os que querem desvendar esses segredos. Com o avanço cada vez maior dos poderes das Redes de Computadores, o mundo tende a ficar menor, perder fronteiras, encurtar distâncias. Hoje, com um simples apertar de teclas, pode-se intercambiar informações através dos cinco continentes em questão de minutos ou até segundos.
Este avanço faz com que a informação e o controle sobre ela sejam estratégicos para os governos e para as empresas. E, quanto maior o fluxo de informações em redes de telecomunicações, ou maior a quantidade de informação armazenada em meios computacionais, maior é a necessidade de empresas, governos e até de