Criptografia
Este artigo tem como objetivo fazer uma abordagem introdutória à criptografia, mostrando os aspectos e conceitos mais importantes:
Semiologia: O termo criptografia surgiu do grego "kryptós" que significa escondido e "gráphein" que significa "oculto".
Conceito:
A criptografia nada mais é do que um conjunto de conceitos e técnicas que visa codificar uma informação de forma que, somente quem forneceu e quem recebeu pode acessá-la, isso impossibilita outras pessoas visualizarem essa informação. Para isso, uma série de técnicas são usadas e muitas outras surgem com o passar do tempo:
“criptografia é um conjunto de técnicas para esconder informação de acesso não autorizado. O objetivo da criptografia é transformar um conjunto de informação legível, como um e-mail, por exemplo, em um emaranhado de caracteres impossível de ser compreendido. O conceito chave é que apenas quem tem a chave de decriptação seja capaz de recuperar o e-mail em formato legível. Mesmo conhecendo todo o processo para esconder e recuperar os dados, a pessoa não autorizada não consegue descobrir a informação sem a chave de decriptação” (PISA, Pedro; Techtudo, O que é criptografia?)
Aplicação:
O envio e o recebimento de informações sigilosas é uma necessidade antiga, que existe há centenas de anos.
Artigo I. Como diz Rodrigo Prada (Tecmundo, O que é Criptografia?) desde a antiguidade que a sociedade tem enorme interesse em enviar mensagens protegidas por códigos.
“São inúmeros os relatos de criptografia entre os egípcios, gregos e romanos em técnicas tanto inteligentes quanto criativas que preveniam que a informação caísse em mãos erradas” (PRADA, Rodrigo; Tecmundo, O que é Criptografia?)
Os tempos mudaram, mas a prioridade de proteger informações ainda é necessária e importante, pois, com o surgimento da internet e de outras novas tecnologias que tem grande facilidade de transmitir e enviar dados de forma rápida, e aos novos hábitos de se realizar ações como