Criptografia
O termo criptografia trata de um conjunto de conceitos e técnicas que visam codificar uma informação de forma que somente o emissor e o receptor possam acessá-la, evitando que um espião ou um curioso consiga interpretá-la. Para isso, uma série de técnicas são usadas. Descrevemos um método bastante simples, para codificar e decodificar mensagens, que envolve apenas um par de matrizes de ordem n, A e A^-1, cujos elementos devem ser números inteiros.
Assim, se utilizarmos uma matriz genérica e se a mesma possuir uma inversa, podemos codificá-la e decodificá-la, assim o código é pessoal, e o emissor da mensagem pode complicar ou facilitar o código para o receptor. Entretanto, a criptografia abrange vários outros métodos que podem utilizar a frase escolhida em linhas ou em colunas. Existe o método da cifragem por substituição, rotação, transposição, Cypher Disk, por ordem alfábetica, entre outros.
Tratando de criptografia, não podemos esquecer de citar a ENIGMA. Ela é um instrumento utilizado para cifrar e decifrar mensagens, utilizado na IGM pelas forças do eixo e mais tarde pelos aliados. Foi de suma importância para a segunda guerra mundial e consequentemente pelos alemães na mesma. O Segredo da ENIGMA eram seus rotores, cada vez que se apertava uma tecla, a ENIGMA mostrava qual seria a letra cifrada correspondente. Após cada tecla, os rotores mudavam de posição, de modo que cada letra teria um alfabeto diferente de substituição. Portanto a ENIGMA foi aprimorada, e o seu código foi quebrado mais tarde por matemáticos poloneses.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Livro: Álgebra Linear com aplicações. (Anton * Rorres) pag 466-471.