jogo
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FISICA
WAGNER SILVEIRA SILVA
O JOGO E A EDUCAÇÃO INFANTIL
AMARGOSA
2013
WAGNER SILVEIRA SILVA
O JOGO E A EDUCAÇÃO INFANTIL
TRABALHO APRESENTADO COMO REQUISITO PARCIAL DE AVALIAÇÃO REFERENTE À DISCIPLINA JOGOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FISICA, CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA.
PROFESSOR (A): DR. ANÁLIA DE JESUS MOREIRA.
AMARGOSA
2013
O JOGO E A EDUCAÇÃO INFANTIL
Esse texto filosófico trata de uma reflexão do jogo e a educação infantil onde, pesquisadores do laboratório de recherche começam a apontar os resultados dos significados atribuídos ao termo jogo ao apontar três níveis de diferenciações, dentre eles: resultado de um sistema linguístico que funciona dentro de um contexto social, um sistema de regras e um objeto.
Os jogos se praticam segundo regras estabelecidas de forma lúdica e a necessidade humana de comunicação da qual as brincadeiras infantis são a primeira manifestação. Quanto à sua importância, todos os tipos de jogos desempenham importante papel no desenvolvimento físico e espiritual do indivíduo. Já o Brinquedo propõe um mundo imaginário, dotado de natureza livre para criança, que varia conforme a cultura de cada uma delas, sendo também objeto essencial que serve como suporte da brincadeira que pode ser tradicional, por exemplo, incorporando o nosso folclore. Porém, tem caráter simbólico também, o faz-de-conta, que é a forma da criança representar o mundo que á cerca.
É relatado o quão difícil é definir o jogo, e de como se podem ter várias interpretações conforme o contexto. Cita também a diferença e os benefícios de cada jogo com suas especificidades para cada atividade educativa, como por exemplo: Jogo de xadrez que é ideal para se trabalhar regras. A questão do prazer em que o jogador tem em experimentar novas jogadas, novas situações, ou seja,