Criptografia
Este Trabalho ira abordar os conceitos da criptografia e suas técnicas, como chave simétrica, chave assimétrica, criptografia quântica, criptografia nas redes sem fio entre outras.
Mostraremos para que serve a criptografia e como ela vem sendo usada para nos ajudar a proteger senhas, números de cartão de crédito e outras informações confidenciais que são transferidas pela rede. Mas como garantir que os dados em pacotes não serão modificados em trânsito? Como garantir que intrusos não serão capazes de obter as informações confidenciais que trafegam na rede? Como garantir que o autor de uma mensagem é quem realmente diz ser? Esses e outros problemas similares, em redes e canais de comunicação inseguros, podem ser resolvidos com o uso de criptografia, que será o nosso assunto neste trabalho.
Criptografia, em um modo simples, é a ciência ou a arte de cifrar e decifrar informações, mantendo-as em segredo e garantindo que somente as pessoas autorizadas terão acesso a elas. Com criptografia, podemos também criar mecanismos de autenticação com assinaturas digitais e métodos para a verificação de integridade dos dados.
A criptografia é tão antiga quanto a própria escrita. Existem evidências, por exemplo, de que os espartanos, na Grécia, já usavam mecanismos primitivos de codificação, que permitiam que mensagens secretas fossem trocadas para comunicar seus planos de guerra.
Com o crescimento da Internet e o avanço da comercialização de produtos eletrônicos, têm exigido a criação de novos protocolos e serviços usando técnicas de criptografia para eliminar algumas das vulnerabilidades existentes na suíte de protocolos TCP/IP.
Apesar da evolução do campo da criptografia, com a utilização do computador, seus princípios fundamentais permaneceram os mesmos. Em sistemas simétricos ou de chave secreta, a mesma chave (o segredo, como nos tempos antigos) é usada para cifrar e decifrar a informação. Esse método funciona muito bem em aplicações limitadas, como as