Projeto odara
Autores: Andréa Cristina dos Santos, Cherlaine Strey Caliari e Ediliana Biluca Lemos.
Eixo 1: Diferença e diversidade na Educação Infantil
Subeixo b: A apropriação das contribuições histórico-culturais dos povos afrodescendentes, indígenas, europeus e outros na educação Infantil.
CMEI “Sinclair Phillips”
INTRODUÇÃO
Tendo em vista a implementação da Lei 10639/03, este projeto visa à promoção de uma educação étnica, voltada para o respeito e um convívio harmonioso com a diversidade.
JUSTIFICATIVA
Devido às situações de conflitos que emergem no interior do CMEI, em relação às singularidades étnicas e à falta de informação que resultam em constrangimentos e desvalorização do “eu da criança”, como também da autoestima, vimos à necessidade de elaborar e executar este projeto, porém, de forma lúdica destacando a beleza e a importância sociocultural do povo negro para a humanidade.
OBJETIVOS
Promover uma convivência harmoniosa no local de trabalho a partir da valorização e o respeito à cultura Afro Brasileira e as demais etnias presentes.
PÚBLICO ALVO: Alunos, pais e funcionários.
DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento do projeto se dará a partir da estimulação visual e vivência dos alunos através de vídeos, apresentações culturais e oficinas sobre a cultura afro brasileira que terão como conteúdos: música, ritmos, instrumentos musicais, danças, lutas, artesanato, artes, vestimentas, penteados, sons de animais africanos, brincadeiras etc. A culminância do projeto será no dia 20 de Novembro com apresentação de danças, exposição de trabalhos, mostra de vídeos, comidas típicas e apresentação do Grupo de capoeira e maculelê do CAJUN Morro do Quadro e Bela Vista.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Esperamos que através desse projeto seja possível que as crianças de etnia negra saibam valorizar a sua origem se precisar se defender na posição de vítima, mas sim como agente divulgador demonstrando o que há de melhor em sua cultura e também