Criptografia
O que é:
Criptografia (do grego Kryptos, “escondido”, e graphein, “escrita”) é considerada a ciência e a arte de escrever mensagens em forma cifrada ou em códigos, é um dos principais mecanismos de segurança que você pode usar para se proteger dos riscos associados ao uso da internet.
Por meio do uso da criptografia você pode:
• Proteger os dados sigilosos armazenados em seu computador, como o seu arquivo de senhas e a sua declaração de Imposto de Renda.
• Criar uma área específica em seu computador, na qual todas as informações que forem lá gravadas serão automaticamente criptografadas.
• Proteger seus backups contra acesso indevido, principalmente aqueles enviados para áreas de armazenamento externo de mídias.
• Proteger as comunicações realizadas pela internet, como e-mails enviados/recebidos e as transações bancárias e comerciais realizadas.
A criptografia segue quatro princípios básicos: confidencialidade, autenticação, integridade da informação e não repudiabilidade (ou seja, o remetente não pode negar o envio da informação). Apesar de ser recurso importante na transmissão de informação da internet, a criptografia não é capaz de garantir total segurança, pois sempre existe alguém que consegue desenvolver uma maneira de quebrar o código.
Na computação, a técnica usada são a de chaves, as chamadas “chaves criptográficas”, trata-se de um conjunto de bits baseando em um algoritmo capaz de codificar e de decodificar informações. Se o receptor da mensagem usar uma chave diferente e incompatível com a do emissor ele não conseguiria ter a informação. Existem dois tipos de chaves a simétrica e assimétricas.
A criptografia de chave simétrica também chamada de chave secreta ou única, utiliza uma mesma chave tanto para codificar ou decodificar informações, sendo usada principalmente para garantir a confidencialidade dos dados. Casos nos quais a informação é codificada e decodificada por uma mesma pessoa não há necessidade de compartilhamento